alicerce

sexta-feira, 16 de junho de 2017

"No seu mundo" Jodi Picoult

Já peguei neste livro no ano passado. Não sei exatamente mas devo ter demorado 6 meses e pouco a lê-lo porque para além de parar várias vezes de o ler, muitas vezes só lia 2 páginas e tendo em conta que o livro tem mais de 700 já era de esperar que iria demorar imenso (ainda por cima demoro sempre mais tempo do que desejaria a ler livros).

É um livro cuja história não é verídica mas é lida como se fosse. Isto porque é uma história com todo o enredo possível de acontecer. Fala da Síndrome de Asperger e aborda-a de uma maneira tão intensa que ficamos a perceber exactamente do que se trata a doença.

É escrita na primeira pessoa, sendo que, cada capítulo é contado por uma personagem. Adoro este tipo de histórias porque nos dá a visão geral de toda a história pelo olhar de cada personagem. Confesso que fiquei mergulhada no livro mais ao menos a meio da história pela intensidade que estava a ser vivida mas agora talvez nas últimas 100-150 páginas estava a tornar-se cansativo e redundante porque estava a ser relatado ao pormenor o julgamento do Jacob (personagem principal).
Conta-nos a história de um rapaz, já adulto, com esta síndrome e aborda a rotina do mesmo. À medida que é contada a história percebe-se o desespero da sua mãe, que solteira, toma conta de 2 rapazes e tenta dividir a atenção pelos dois sendo que nem sempre é bem sucedida uma vez que Jacob necessita de mais atenção por parte dela.  Ela faz de tudo para tentar sempre que o filho seja tratado como uma criança normal da sua idade e recorre a todo o tipo de tratamentos possíveis, contratando até uma terapeuta. Um dia, esta última é encontrada morta em casa e tudo muda. As pistas apontam para que tenha sido Jacob a matá-la e a sua mãe vê-se obrigada a tentar que o seu filho não seja preso alegando que este sofre de síndrome de Asperger e não tem capacidade para compreender o que fez.

ADOREI!!! E acho incrível os pormenores com que a autora escreve o livro porque faz-nos mesmo pensar que ela estaria a viver a história.

Sem comentários :

Enviar um comentário