alicerce

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Lucidez alimentar

Hoje apetece - me falar um pouco sobre lucidez alimentar. Não sou nutricionista (infelizmente) mas sou uma pessoa apaixonada pela alimentação e tenho lido e visto algumas coisas que gostava de partilhar com este "meu mundo".
Este tema está um pouco relacionado com uma dieta ou estilo de vida (talvez este seja o termo mais correto) que é o estilo paleo. Paleo está relacionado com o termo "Paleolítico" e muito resumidamente é ter uma alimentação com base em alimentos, excluindo todos e quaisquer produtos alimentares. Está muito na moda porque as pessoas conseguem obter grandes resultados a nível da perda de peso e principalmente da forma como se sentem após algum tempo nessa caminhada. Isto acontece principalmente porque as pessoas reduzem o consumo de hidratos de carbono (substituem - nos e muitas vezes até os eliminam) em detrimento de uma maior porção de legumes. Outra razão está relacionada com o facto de praticamente todos os alimentos que consumimos serem modificados, tratados antes de chegarem até nós. Ingerimos químicos em tudo o que comemos e já é quase impossível contornar isto mas há coisas simples que podemos fazer na tentativa de eliminar estes químicos, muitas vezes produtos cancerígenos, corantes, conservantes e outras substâncias que, decididamente em nada nos ajudam na nossa saúde. Como neste estilo há a eliminação total destes, os resultados consequentemente também vão aparecendo.
Não sigo este estilo de vida porque confesso não conseguiria viver, por exemplo, sem o meu arroz e a minha massa. No entanto, este conceito e outras coisas que me têm chegado têm - me feito pensar nas coisas que comemos. Neste estilo de vida não há restrição total de açúcares (ainda que sejam específicos), não há restrição de por exemplo comer um bolo (ainda que obviamente utilizando os ingredientes adequados a este estilo para o fazer). O que acontece é que há um equilíbrio alimentar mas principalmente uma reeducação que faz eliminar todos estes químicos que falei anteriormente. E não serão também eles grandes causadores de todas as doenças desde a obesidade a cancros, por exemplo?
Só queria deixar esta ideia no ar que o mais importante por vezes não é comermos algo pouco calórico. Por vezes o ideal é mesmo procurarmos produtos alimentares com uma constituição minimamente aceitável, tentando sempre escolhe-los olhando para os rótulos e eliminando aqueles que tenham em maior quantidade aquele tipo de substâncias. Posso dar um exemplo muito concreto: comprei uma barrita que aparentemente é umas das melhores do mercado a nível nutricional porque é baixa em hidratos de carbono, no entanto, a compensar esta falta destes é rica outras substâncias que definitivamente não nos fazem falta alguma.
Queria apenas deixar este pensamento no ar, tentando que uma pessoa que seja comece a ler os rótulos com mais atenção.
Sejam felizes.

Sem comentários :

Enviar um comentário