alicerce

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Antioxidantes

     Hello! Hoje venho aqui para falar, muito superficialmente acerca dos antioxidantes. Vou tentar resumir algumas informações de sites que visitei de uma forma simples (no final deixo os links para quem quiser aprofundar mais o assunto). 
     O que são antioxidantes? Substâncias capazes de retardar ou inibir o processo oxidativo causado pelos radicais livres. Ou seja, o papel dos antioxidantes é proteger as nossas células contra a ação oxidante dos radicais livres.
     O que são radicais livres? Moléculas que estão instáveis no nosso organismo e que reagem muito (com outras moléculas) na tentativa de ficarem estáveis. Estas reações trazem modificações químicas nas substâncias que reagem. Apesar de serem fundamentais para a saúde, quando estão em excesso, os radicais livres passam a oxidar células saudáveis. 
     Como se formam os radicais livres? Qual a ligação com os antioxidantes? O nosso organismo produz naturalmente estes radicais livres, ou por outro lado, podem ser introduzidos no nosso organismo por fontes externas (exposição solar, poluição, etc). Outras formas de serem introduzidos no nosso organismo resultam do consumo de álcool, tabaco, raios x, raios uv, stress, carnes ou peixes grelhados, óleos degradados, etc. É aqui que entram os antioxidantes. Estes vão atuar, combatendo os radicais livres que se foram formando.
    Os atletas ou pessoas que pratiquem regularmente exercício físico produzem uma quantidade de radicais livres superior a alguém sedentário. " Efectivamente, os atletas podem utilizar 12 a 20 vezes mais oxigénio por minuto que pessoas sedentárias." (http://www.enetural.com/pt/artigos/antioxidantes/a-importancia-dos-antioxidantes_24art/). Isto acontece porque quanto maior for a oxigenação (realizada durante o exercício), maior a concentração dos iões hidrogénio no nosso organismo logo mais radicais livres. Daqui surge a importância da ingestão dos antioxidantes, acrescida em praticantes de atividade física.  
     Estes antioxidantes devem ser preferencialmente ingeridos na nossa alimentação do dia-a-dia, uma vez que ainda não há estudos suficientes acerca da suplementação com antioxidantes. (http://xtrafit.pt/antioxidantes-beneficios-para-atleta-para-saude/)
     Alimentos ricos em antioxidantes De uma forma muito geral e pouco especificada podemos encontrar os antioxidantes em frutas (especialmente vermelhas) e vegetais. Um antioxidante que a minha nutricionista me recomendou foram as bagas de gogi. É deste papel importante dos antioxidantes presentes na fruta que se recomenda a ingestão das mesmas após os treinos. 
     Não sou profissional na área mas sou uma curiosa e amante pela mesma. Fiz esta pesquisa para sobretudo aprender e tentar ensinar alguém que queira perceber um pouquinho sobre o assunto. Deixo em baixo os links de consulta. 



http://aondadarita.com/2013/os-micronutrientes-antioxidantes-no-desporto/
http://corredoresanonimos.pt/actualidade/especialistas/vitaminas-minerais-e-antioxidantes-no-desporto
http://xtrafit.pt/antioxidantes-beneficios-para-atleta-para-saude/
http://www.enetural.com/pt/artigos/antioxidantes/a-importancia-dos-antioxidantes_24art/
http://www.ecycle.com.br/component/content/article/62/2740-o-que-sao-antioxidantes-alimentos-combatem-envelhecimento-previnem-doencas-radicais-livres-vitaminas-frutas-capsulas-sistema-enzimatico-nao-enzimatico-beta-caroteno-licopeno-curcumina-flavonoides-vitamina-a-c-e-cobre-selenio-zinco-vitaminicos-recomendacao.html
http://www.infoescola.com/bioquimica/antioxidantes/

Sem comentários :

Enviar um comentário