alicerce

domingo, 29 de janeiro de 2017

Água da torneira? Nunca

    Toda a gente em minha casa desde sempre bebeu e eu, dizendo que não conseguia devido ao sabor nunca fui capaz de a beber. Dezanove anos sem nunca conseguir beber por achar que o seu sabor era intragável. Por vezes, quando me ofereciam água, nem sequer conseguia beber se sentisse  "sabor" mesmo que estivesse cheia de sede. Até que, situações do destino, ingressei em engenharia do ambiente. No passado dia 9 de março de 2016 ouvi uma palestra da Águas do Porto que me fez refletir um pouco sobre todo o poder comercial exercido sobre nós. 
    Sabor? Foi-nos explicado que este sabor, proveniente do cloro, é exatamente um dos comprovativos de como esta água está própria para consumo. Muitos de nós já sabemos inclusive, que o cloro é um agente tóxico a determinados microrganismos, logo, a água está digamos que "limpa" dos mesmos. 
     O cloro então faz-nos mal?! É assim, trata-se de uma empresa que regula a qualidade de água e obviamente que, nas quantidades que o cloro é aplicado não tem qualquer malefício à saúde humana. 
    Não sabemos o estado das instalações da nossa casa. Aqui sim pode haver algum problema mas geralmente apenas em casas muito velhas em que as instalações nunca foram renovadas porque de uma maneira geral este fator não irá influenciar, a não ser que a água tenha cor ou cheiro diferente do normal, neste caso devemos pedir uma análise à àgua. Neste parâmetro, a Águas do Porto presta serviços onde passo a citar um texto presente no site:

"Prestação de Serviços

O laboratório de análises da Águas do Porto presta serviços ao público em geral no controlo de qualidade de águas naturais (superficiais, tratada e não tratada) e de águas residuais domésticas.
No caso de pretender requisitar estes serviços deve contatar diretamente o laboratório de análises que o elucidará sobre o modo de proceder para a realização dos ensaios pretendidos."
    
    Eu queria ainda salientar que a água da rede pública é analisada constantemente e que há um controlo analítico do sistema de distribuição predial e do sistema de distribuição pública realizado:

" Sistemas de Distribuição Predial

Nos sistemas prediais esse controlo é feito através dum Programa de controlo de Qualidade da Água, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, ERSAR, que cumpre na integra o número de amostras (colhidas nas torneiras das redes prediais escolhidas aleatoriamente), a sua periodicidade e o número de parâmetros analíticos.
O controlo é efetuado em amostras de água colhidas nas torneiras normalmente utilizadas pelos consumidores, no interior dos prédios (redes prediais), tais como escolas, hospitais, cafés, restaurantes, hotéis e edifícios particulares.
Assim, os consumidores devem facultar a entrada dos Técnicos do Laboratório da Águas do Porto, devidamente identificados, que efetuam a colheita de água para análise.
Não é possível garantir que a qualidade da água da rede pública que chega ao contador se mantenha no interior do prédio, uma vez que pode ser afetada pelas condições em que se encontra a rede do prédio e do próprio apartamento, condições essas que são da responsabilidade dos proprietários/utilizadores.

 Sistema de Distribuição Pública

No sistema de distribuição pública o programa de controlo operacional foi implementado de forma a garantir uma observação permanente e contínua. A recolha das amostras é efetuada nas adutoras, fontes, fontanários, fins de rede e condutas de ligação dos reservatórios à rede, com uma dispersão adequada à avaliação da qualidade da água em toda a rede de distribuição pública." 
in http://www.aguasdoporto.pt/qualidade-da-agua/cat/aguas-de-consumo
   
    Agora falando diretamente da água engarrafada, o que muita gente não sabe é que a qualidade da água em si pode até ser "boa" dentro dos níveis legislados mas não há um controle no engarrafamento e muitas vezes as contaminações acontecem exatamente neste momento. Vou deixar aqui um excerto também de uma notícia: 
"O site AlterNet dá conta que empresas como a PepsiCo, a Nestlé ou a Coca-Cola Company auferem anualmente, e no seu conjunto, mais de 100 mil milhões de euros com a venda de água engarrafada em todo o mundo, sendo que esta água pode ser até mais prejudicial do que a água da torneira.
A título de exemplo, em 2006 os responsáveis de Cleveland, nos Estados Unidos, ordenaram que a água municipal e a água engarrafada de uma empresa chamada Fiji fossem analisadas. Os resultados mostraram que as garrafas de água vendidas por aquela distribuidora continham uma elevada taxa de arsénico quando comparada com a água da torneira. “Do ponto de vista económico, mas também do ponto de vista da saúde, a água da torneira é a melhor”, garante o investigador." in https://www.noticiasaominuto.com/mundo/362384/agua-engarrafada-ou-da-torneira-qual-a-melhor
    Nesta questão económica, na palestra que ouvi estima-se que a água engarrafada seja 500X mais cara do que a água da torneira. Do ponto de vista ambiental não é necessário aprofundar muito, já todos sabemos a influência do plástico no meio ambiente.
    Para mim, chegaram estas razões para decidir que a partir daquele momento, teria de me habituar a beber água da torneira. E assim foi. Comecei a misturar até que talvez no prazo de um mês comecei só a beber água da torneira. 

   Eu poderia ter-me expresso com maior rigor científico mas considero que isto não é local para o fazer até porque o meu principal objetivo era mesmo chegar a quem tem ideias erradas, tais como em tempos tive, relativamente à àgua da torneira. 


Sem comentários :

Enviar um comentário